Buscar
  • Maria Gabriela Hessel

VOCÊ SABE QUAL A REDE SOCIAL IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO?

Atualizado: 16 de Jun de 2020

Conhecer qual o lugar da internet que seu público frequenta é importante para saber ir até ele! Confira aqui as 5 redes sociais mais usadas na web e entenda qual a melhor para a sua marca.

Prefere ouvir? Dá um play!








Você sabia que um dos maiores erros na comunicação online da sua empresa é tentar incorporar muitas redes sociais na sua estratégia de marketing digital? Isso se dá pelo custo elevado de monitorar e criar conteúdos para cada uma delas, pois cada uma nos traz um tipo de peculiaridade e público específico que consome de uma maneira específica. Portanto, antes de investir em uma delas, você deve fazer essas perguntas, pensando no seu público consumidor, para achar a rede social ideal para o seu negócio:

  • Qual a idade dessas pessoas?

  • Quem elas seguem nas redes sociais?

  • Que assuntos estão discutindo/publicando?

  • Que tipo de conteúdo consomem?


A busca da rede social certa é como escolher o ponto ideal para o seu negócio. Não adianta escolher o prédio mais bonito e vistoso se ele está fora da circulação dos clientes. Assim como no mundo físico, você deve ir onde seus clientes estão na web. Sendo assim, a partir dessas perguntas respondidas, você passa a entender quem são seus clientes e onde eles habitam na web, podendo assim ir onde eles estão! Os canais que iremos citar possuem objetivos e peculiaridades diferentes, dessa maneira, cabe a sua empresa identificar quais são os melhores meios para alcançar os objetivos desejados.


Facebook


Quando pensamos em redes sociais, o Facebook com certeza é uma das primeiras que nos vem em mente, pois várias organizações usam ela como referência em produção de marketing digital. Ela nos dá a oportunidade de compartilhar diversos tipos de conteúdo, como fotos, vídeos, textos e etc. Além da interação super acentuada, graças aos vários tipos de reações como o like, amei, haha, grr e uau e os compartilhamentos e comentários.


Essa é uma plataforma de bastante interação o que pode lhe trazer muito engajamento e popularidade se for destinada ao público certo. Porém sua popularidade vem caindo e seus usuários passaram a migrar para outras redes, então se deve ter atenção redobrada em escolhe-la como sua principal - ou até mesmo única - forma de divulgar sua marca


  • O público adulto é maioria nessa rede social e busca por informação, educação e entretenimento

  • O Facebook é a rede social de maior sucesso no mundo, com mais de 1,3 bilhão de usuários

  • Posts no Facebook com imagem têm 2,3 vezes mais engajamento do que aqueles sem imagem (Buzzsumo, 2015)



Instagram


O Instagram é a prova que uma imagem pode falar mais que mil palavras. A rede social do momento ganhou tanta popularidade por conta do alto apelo visual que é formado seus posts. Os jovens particularmente a amam e fazem a maior parte dos usuários. Digamos que ela tem uma interface mais ‘dinâmica’ e que possui várias possibilidade de publicação, entre elas o famoso stories, que traz a instantaneidade que o canal proporciona. Além disso, as publicações por fotos e vídeos e o mais recente IGTV, que permite compartilhar produtos visuais de mais de um minuto de duração.


O Instagram é ótimo para mostrar a cara da sua instituição e construir um perfil de marca, além de possibilitar fazer enquetes e caixas de perguntas para maior interação dos clientes. No entanto, ela exige um fluxo de publicações de alta qualidade, que devem ser feitas em grande frequência.

  • A maioria dos usuários do Instagram tem entre 18-29 anos

  • 68% dos usuários do Instagram se envolvem com marcas regularmente (Selfstartr, 2017)

  • O Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook. (Selfstartr, 2017)



Twitter

Apesar do Facebook e do Instagram estarem no topo das redes sociais mais acessadas, o Twitter vem ganhando força nos últimos anos, principalmente entre os jovens de 18 a 29 anos. Esse rede social segue um perfil mais direto que as outras, tendo um limite baixo de caracteres a serem usados nos posts, além da taxa alta de engajamento do público. O Twitter é principalmente um local onde as pessoas tendem a expressar mais as opiniões e levantar tópicos sobre assuntos do momento, do qual consomem o que está em alta, e não apenas os assuntos que interessam.


Apesar de não ter um número considerável de usuários, o Twitter se torna um local propício a ser usado pelas marcas pois tem uma alta taxa de resposta, o que se torna favorável se seu público estiver ali. Porém, para sustentar uma conta no Twitter o negócio precisa ter tweets que vão gerar assunto, e principalmente estarem dispostos a responder instantaneamente às perguntas dos seus clientes (que vão esperar por isso!).


  • Ela é preferência dos usuários mobile, sendo que 80% do tráfego da rede vem de dispositivos móveis

  • Possui uma audiência altamente engajada e ativa

  • Seu público busca conteúdo informacional acima de tudo e responde rapidamente a qualquer interação



LinkedIn



O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, o que significa que as pessoas estão ali pensando em trabalho e não em consumir assuntos muito triviais como no Facebook e no Instagram. O foco dela é construir conexões com empresas, candidatos, contatos em empresas e vagas. Essa rede social é ideal para negócios B2B (business to business), ou seja, as que oferecem trabalhos ou serviços para outras empresas, ou até mesmo encontrar o candidato ideal para o melhor cargo dentro do seu negócio.


Nessa rede social as pessoas tendem a consumir artigos relevantes para sua área profissional, sendo assim, exige uma elaboração de posts mais detalhados e interessantes. A sua segmentação pode ser feita por cargos e número de funcionários da empresa.

  • O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com cerca de 350 milhões de usuários

  • 91% dos comerciantes B2B estão usando o LinkedIn para compartilhar conteúdo (Social Pilot, 2016)

  • 35% dos usuários do LinkedIn acessam o site diariamente (Social Pilot, 2016)



You Tube


O Youtube é a segunda plataforma de pesquisa mais usado na web, perdendo apenas para o Google. Isso acontece porque as pessoas tendem a pesquisar vídeos quando precisam sanar uma dúvida ou resolver um problema. O site ganhou característica de rede social pois permite a interação do usuário por meio de comentários, curtidas e até mesmo a interação dos criadores de conteúdo.


O Youtube funciona também como uma plataforma de divulgação dos seus produtos e demonstração de serviços, como explicando o funcionamento certas coisas ou respondendo dúvidas pertinentes. Além dos anúncios convencionais antes dos vídeos, também existe a opção de anunciar através de um influenciador, colocando-o para fazer um review do seu produto. Contudo, para usar essa plataforma a marca deve estar ciente que as produções devem ser feitas com uma alta qualidade e de maneira profissional, além dos custos mais elevados para anunciar na plataforma.


  • tem mais de 1 bilhão de usuários ativos

  • 6 a cada 10 pessoas preferem assistir vídeos online do que na televisão

  • são 3,5 bilhões de horas assistidas mensalmente na plataforma;


Pense bem

Apesar de anunciar nas redes sociais ser uma das melhores opções ao realizar uma campanha de marketing digital, não podemos esquecer que o seu negócio deve aparecer no principal buscador da internet, o Google. Um bom posicionamento na primeira página traz resultados tão satisfatórios ou melhores quanto as próprias redes sociais, uma vez que quem está neste site já está a procura de algo, portanto está mais abaixo no funil de vendas.

Se você gostaria de saber mais sobre anunciar no Google, entre em contato com a gente! Somos prós nisso!

68 visualizações0 comentário

Add Sales

55 11 9 4282-0460

gus.rossi@addsales4u.com

Av. Professor Lúcio Martins rodrigues, 370 - Butantã, São Paulo SP

Política de trocas e reembolso em até 48 horas mediante a cancelamento de planos por parte da contratada.

31.922.231/0001-86

Entrega entre 3 a 10 dias úteis

© 2020 Add Sales. All rights reserved.